70% das granjas da Seara utilizam energia solar, marcando avanço sustentável no agronegócio

70% das granjas da Seara utilizam energia solar, marcando avanço sustentável no agronegócio

A Seara, unidade da JBS, alcançou uma marca significativa em 2024, com 70% de seus produtores integrados de frango utilizando energia solar nas granjas em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, 66,78% dos produtores aderiram à tecnologia, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e redução de custos.

No último ano, as granjas integradas à Seara geraram um total de 205,1 milhões de kWh de energia solar, suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 90 mil habitantes durante 12 meses. O avanço é parte de uma tendência nacional: entre 2019 e 2024, o uso de energia solar nas granjas cresceu 1.149%.

Caso de Sucesso em Campo Grande

Em Campo Grande, o produtor integrado Adroaldo Hoffmann utiliza 100% de energia solar em sua propriedade, localizada na MS-040. Com três núcleos e capacidade para 250 mil aves, Hoffmann implementou o sistema de forma escalonada desde 2021. “Começamos o investimento em 2021 e, há três meses, terminamos o último núcleo. A implementação da energia solar foi de forma escalonada”, explica Hoffmann, que atua na avicultura há duas décadas.

A decisão de adotar energia limpa trouxe benefícios ambientais e econômicos. “Hoje, 20% do custo de uma produção é com energia elétrica; os barracões dependem muito da energia, principalmente os equipamentos que são cada vez mais tecnológicos”, comenta Hoffmann. Com o sistema fotovoltaico, ele mantém todos os equipamentos operando com eficiência, garantindo o bem-estar dos animais e a qualidade da produção. “A energia solar também é sustentável, diminui os impactos ambientais. Acredito que cada ramo do agro deve fazer a sua parte para ajudar o planeta, e a energia limpa e renovável é um caminho”, ressalta.

Sustentabilidade e Competitividade

As granjas abastecidas por energia solar estão distribuídas em oito estados e no Distrito Federal. A crescente automação dos aviários, com controle dos ambientes internos, tem tornado a energia elétrica um elemento estratégico na redução de custos. Por sua vez, os sistemas fotovoltaicos se consolidam como uma solução competitiva para os produtores integrados.

“A iniciativa tem o potencial de se pagar em médio prazo, transformando o que antes era um simples custo em uma nova fonte de margem para o produtor. Dessa forma, a energia solar, além de representar uma solução mais sustentável, também se revela uma alternativa economicamente vantajosa para os negócios dos integrados”, destaca Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente-executivo de Sustentabilidade Agropecuária da Seara.

Estímulo à Sustentabilidade

A Seara incentiva a adoção de práticas sustentáveis com um checklist que avalia as granjas de aves e suínos. Além de critérios de adequação estrutural e procedimental, são valorizadas iniciativas voltadas à sustentabilidade, como:

Instalação de fontes de energia renovável, incluindo painéis fotovoltaicos;
Programas de identificação e destinação correta de resíduos sólidos;
Adequação às normas de bem-estar animal.
As granjas que cumprem essas práticas recebem bonificação adicional, reforçando o compromisso da Seara com o modelo ESG (ambiental, social e governança).

 

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *